Saiba mais sobre os Pets Braquicefálicos

A braquicefalia em cães e gatos, ou o “focinho achatado” como é popularmente conhecido, é uma condição anatômica dos osso da face dos pets que faz com que o focinho se apresente de maneira achatada, e isto acabou se tornando o charme de várias raças.

O que muitos não sabem é que eles podem sofrer com várias doenças decorrentes da braquicefalia, entre as mais comuns, estão os problemas respiratórios. Além disto, os pets braquicefálicos, também podem apresentar alterações na formação dos olhos, que ficam com uma aparência esbugalhada, e na estrutura do maxilar, causando dificuldade em comer e facilitando o aparecimento de problemas dentários.

Entre os cães este conjunto de alterações anatômicas dos animais com o rosto achatado causam uma variedade de problemas respiratórios ocasionando a síndrome braquicefálica. As principais raças acometidas pela Síndrome do cão braquicefálico são os Boston terrier, Boxer, Buldogue inglês, Buldogue francês, Pequinês e Pug.

As alterações observadas na doença causam dificuldade respiratória e comprometem a qualidade de vida dos cães, as alterações mais observadas nos animais com a síndrome são:

  •   Palato mole alongado que dificulta a respiração por bloquear a laringe e causa o famoso ronco desses animais.
  • Anormalidades na faringe, laringe e traqueia que causam dificuldade respiratória e obstrução de vias aéreas.
  • Narinas estreitas que causam dificuldade respiratória devido ao pequeno orifício nasal que dificulta a entrada de ar.

Devido a dificuldade respiratória, os cães braquicefálicos costumam ter deficiência de oxigenação, cansaço fácil, intolerância ao exercício, hipertermia e até desmaios. Em muitos casos a doença está associada a obesidade pela dificuldade do cão em realizar exercícios e brincadeiras.

O tratamento da síndrome do braquicefálico é cirúrgico e consiste em corrigir algumas das alterações anatômicas do paciente como alargar as narinas e encurtar o palato mole, isso faz com que o cão tenha melhor oxigenação e fique mais ativo além de reduzir a ronqueira. 

Seu cão apresenta os sinais da síndrome do cão braquicefálico?? Procure a Vetprime e tire suas dúvidas com um de nossos Médicos Veterinários.

Ortopedia Veterinária – Conheça mais sobre esta especialidade

ortoepdia veterinária vetprime toledo

Existem várias casos de doenças ou acidentes que necessitam de uma consulta de um Médico Veterinário Especialista em Ortopedia.

Muitos são os sintomas relacionados às doenças ortopédicas, os mais comuns percebidos pelos tutores são as alterações de locomoção, como a dificuldade de apoiar a pata, claudicações (mancar), dificuldade de ficar em pé ou de se levantar, principalmente observadas em superfícies escorregadias. Em casos mais extremos, a relutância ao exercício é o sintoma com maior relato entre os tutores, provavelmente devido a condições dolorosas como em casos de fraturas, torções e/ou luxações e dores na coluna.

De maneira geral, doenças ortopédicas em sua maioria necessitam de algum tipo de intervenção cirúrgica para sua resolução, especialmente nos casos que envolvem maior grau de dor. Por isso um especialista na área torna todo o procedimento e a recuperação mais tranquila e rápida, tanto para o cão quanto para o gato.

Se caso notar alguns desses sintomas entre em contato e agende uma consulta com nosso especialista:

 (45) 3065-1125, (45) 99993-7427.

A importância do Check-up para o seu pet.

check up veterinario clinica vet prime toledo

Fazer um check-up de rotina no seu cão ou gato pode evitar muitas doenças graves e este é um procedimento realizado na consulta de rotina. Com o check-up é possível fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento de muitas doenças em uma simples avaliação de rotina.

Caroços, manchas na pele, machucados, sensibilidade, dor, dificuldade em urinar, redução no apetite, dificuldade de caminhar são sinais que podem indicar que seu pet não está bem de saúde e com o check-up é possível prevenir uma série de doenças e nos casos em que e já está doente iniciar o tratamento antes que a doença se torne grave.

 Se caso notar mudanças no comportamento entre em contato e agende uma consulta, e em casos de emergência contamos com Plantão 24h:

(45) 99993-7427, (45) 92000-9635, (45) 3065-1125,

Sinais de doenças renais.

As doenças renais são relativamente comuns em cães e gatos, principalmente quando estes atingem a idade geriátrica e identificar os sinais iniciais é vital para que a doença não se torne crônica.

À medida que a idade avança os rins tendem a não trabalhar como antes devido às alterações senis e fisiológicas que ocorrem, situação semelhante a que ocorre nos humanos. É essencial que você leve seu pet pelo menos uma vez por ano ao veterinário para realizar exames preventivos, sendo ainda mais importante em pacientes acima de 6 anos de idade.

Quando diagnosticada no início, a doença renal tem bom controle e prognóstico e com a evolução da doença e falta de tratamento ocorrem o aparecimento de sinais clínicos facilmente observado pelos tutores como:

• Poliúria (fazer muito xixi);

• Polidipsia (beber muita água);

• Hipostenúria (Urina clara);

• Perda de peso;

• Vômitos.

Por isso é importante o diagnóstico precoce e o acompanhamento periódico dos animais pelo médico veterinário. Se desejar, entre em contato e agende uma consulta:

(45) 3065-1125, (45) 99993-7427, (45) 92000-9635.

VetPrime | Sarandi, 825 – Centro